Pular para o conteúdo principal

O fator T, de tolerância

No início do ano fui apresentado aos haters. A partir de um texto postado neste blog, o subterrâneo da internet se manifestou de forma ruidosa e violenta. Escrevi sobre a participação da transexual Tiffany de Abreu na Superliga feminina de vôlei e a repercussão do texto surpreendeu-me pelo volume de respostas e pelo despertar de ódio de uma parcela diminuta da comunidade LGBT.

Para tentar arrefecer os ânimos exaltados de uma patrulha que insistia em distorcer e alegar preconceito em minhas palavras, eu procurava mostrar que não havia discriminação nem intolerância em uma linha sequer que escrevi. E me vali de um dos mais constrangedores atos para um jornalista: explicar o próprio texto. Procurei ainda apresentar reportagens que comprovavam que a opinião por mim manifestada era comungada por vários médicos brasileiros e estrangeiros que questionavam a equiparação das condições entre mulheres e transexuais para a prática esportiva competitiva profissional. Mas os haters das redes sociais não têm olhos nem ouvidos, apenas bocas e garras. Não há argumentos que os convença, pois eles não leem (ou não entendem) nada que não reforce suas próprias opiniões.

É verdade que a grande maioria dos internautas, após o ataque daqueles que Luiz Felipe Pondé chama de “canalhas do linchamento”, manifestou-se favoravelmente ao meu direito de opinião (e não necessariamente à minha opinião), mas a artilharia que vinha dos que habitam o que Michel Foucault chama de zona sombria presente em todas as estruturas incomodou-me bastante.

Quando dei-me conta de minha pequenez diante de ataques semelhantes sofridos por pessoas do calibre de Fernanda Montenegro e Chico Buarque por outras hordas ideológicas, acalmei-me. Parei de tentar mostrar o quão equivocados estavam aqueles em me acusar de homofobia e, simplesmente, calei-me. Hoje retorno à rede para expressar meu desalento.

Desalento que chega com a constatação de que as minorias que lutam (e sofrem, e morrem – porque sofrem, e morrem) por uma justa inserção em todos os campos sociais têm em suas fileiras pessoas que usam métodos que pouco contribuem com a causa e com a diminuição da intolerância (até mesmo alguns gays que se manifestaram favoravelmente à minha opinião foram recriminados e tratados como traidores).

Tristeza que constata que diante de tantos problemas que este saqueado país e este maltratado planeta têm de resolver, não haverá a possibilidade de diálogo entre as partes, pois existem facções xiitas que utilizam o ódio para barrar uma possível aproximação. Sabotadores que não assinarão o contrato, pois não o lerão até o fim. Egoístas que querem apenas promover uma troca de ditadura.

Resignação de que há terrenos proibidos, onde olhares diversos e estranhos não são bem-vindos. Campos em que se prega a diversidade, mas há cercas e alarmes para a presença de invasores que apesar de diversos, não serão aceitos.

No entanto, apesar desta tática que alimenta o ódio e já deve ter feito muita gente ter-se tornado menos tolerante e aberta, eles não conseguirão me transformar em alguém preconceituoso e intolerante. Eles não farão com que eu deixe de ministrar aos futuros professores, em todas as aulas por que sou responsável, o tema da inclusão de toda e qualquer minoria, como faço há anos. Nem de expressar meu direito à opinião.

Comentários

  1. Nos textos de Cacá não havia nada de discriminação, apenas fatos apresentados. Falei que este assunto ainda ia dar muito o que falar. Houve muitas reclamações de times e jogadoras (reportagem da Veja com o time do Pinheiros). A FIVB e COI vai fazer reunião para ver ou rever as regras de liberação. Acho que deveriam na minha opinião: estabelecer 1 por time/seleção; idade mínima que deveria haver a transformação e quantos anos após isto para sua liberação para atuar.

    ResponderExcluir
  2. Sábias palavras. Já expressei minha opinião quando foi postado no facebook. As pessoas deveriam ler mais, se informarem mais... serem tolerantes... terem respeito.

    ResponderExcluir
  3. Sábias palavras. Já expressei minha opinião quando foi postado no facebook. As pessoas deveriam ler mais, se informarem mais... serem tolerantes... terem respeito.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Negros e negras no voleibol olímpico brasileiro – uma análise sociodesportiva

Negros e negras no voleibol olímpico brasileiro – uma análise sociodesportiva Carlos Eduardo Bizzocchi Este breve ensaio não pretende de maneira nenhuma esgotar o assunto tampouco se aprofundar num tema que exigiria conhecimentos mais sólidos sobre sociologia ou etnografia e também uma pesquisa mais ampla. Ele é, de certo modo, um convite à discussão sobre o preconceito racial e sobre o efetivo papel inclusivo do esporte. O futebol brasileiro começou a romper a barreira da exclusão racial já na década de 1920 e, em pouco tempo, várias agremiações com negros e brancos dividiam espaço nos campos e espaços públicos. Na Copa do Mundo de 1954, a divisão étnica entre os titulares era quase meio a meio. Enquanto isso, o voleibol do país fechava-se dentro de clubes tradicionais, redutos conservadores e particulares, sob regimentos internos ainda impregnados do preconceito racial sobrevivente de uma abolição da escravatura que completava pouco mais de meio século. Aceito

Coração e competência

Crédito foto: CBV A seleção brasileira de vôlei dispensou a calculadora e fez as duas melhores partidas do Grand Prix na última sexta-feira (21) e, principalmente, ontem (23). Enquanto muita gente fazia contas e duvidava da capacidade de jogadoras e comissão técnica, elas mostraram que ainda há lenha para queimar debaixo da brasa que sobrou sob as cinzas da Rio-2016. Duas condições interdependentes do vôlei serviram para impulsionar a equipe: quem não é bom em determinado fundamento precisa criar sua identidade em outro; e não dá para ser competitivo com um fundamento que esteja abaixo do aceitável. O sistema defensivo se aprimorou na defesa e o contra-ataque contou com uma dose reforçada de paciência e malícia, enquanto a recepção, que não é um primor, comportou-se dentro de um nível aceitável e não permitiu que o adversário se valesse de tal fragilidade. Com um rendimento invejável no bloqueio, as comandadas de José Roberto Guimarães se superaram contr

O fator T

O fator T T de Tiffany, de transexual, de testosterona Apesar do recesso de fim de ano, a Superliga feminina de vôlei continuou nas manchetes. Nos dois últimos jogos, em que defendeu o Vôlei Bauru (SP) como titular, a oposta Tiffany, primeira transexual a disputar o torneio nacional, fez 55 pontos em nove sets. Nas mesmas rodadas, a oposta da seleção brasileira Tandara fez 24 pontos em sete sets defendendo o Vôlei Nestlé. Tiffany até 2015 disputava o campeonato holandês masculino. Após cirurgia para mudança de sexo, tratamento para redução da produção de testosterona e consequente liberação da Federação Internacional, disputou a reta final da Liga Italiana A2 pelo Golem Palmi no começo de 2017. Sua participação por lá gerou críticas e até ameaças de recursos na justiça comum pelos adversários. O programa Roda de Vôlei já havia levantado a questão da participação de Tiffany entre as mulheres num esporte em que a potência muscular predomina e decide. Apoiados na opinião d