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Voleibol - A excelência na formação integral de atletas


Transcrevo abaixo trechos da apresentação e da introdução do livro Voleibol - A excelência na formação integral de atletas para que os interessados possam ter uma ideia de seu conteúdo.
O livro já está à venda em https://www.manole.com.br/voleibol-a-excelencia-na-formacao-integral-de-atletas-1-edicao/p 


Apresentação

Este livro é destinado a profissionais do Esporte e da Educação Física e treinadores de voleibol que:

  • Pretendam implementar um programa de formação continuada de atletas de alto desempenho em voleibol dentro de instituições de ensino, clubes, empresas, centros esportivos, municípios, projetos socioesportivos etc.; e/ou 
  • Desenvolvam trabalhos com escolinhas de esporte ou categorias iniciantes; e/ou
  • Treinem equipes competitivas de base; e/ou
  • Ministrem aulas de voleibol em escolas, clubes ou outras instituições; e/ou
  • Sejam professores de Educação Física da rede de ensino, em especial dos ensinos fundamental II e médio; e/ou
  • Desejem ampliar seus conhecimentos na área de formação esportiva.
O objetivo principal do livro é propor uma metodologia pedagógica que conduza a resultados efetivos de excelência na formação integral de atletas de voleibol, desde a sua iniciação até a chegada à categoria adulta. Qualidade, uniformidade, gradação, linearidade e integração de todas as áreas afins e etapas de desenvolvimento do trabalho conduzem as diretrizes aqui expostas. O conteúdo do livro não apenas permite estruturar um projeto de longo prazo como conduzi-lo no campo didático e pedagógico.
A maneira como ele foi organizado faz com que sirva ainda como uma espécie de guia metodológico, uma fonte constante e sistemática de consulta e referência a treinadores e demais profissionais envolvidos num projeto de longo prazo ou outros que desenvolvam qualquer processo de ensino-aprendizagem da modalidade. Com ele é possível aferir o desenvolvimento individual ou coletivo, avaliar o estágio evolutivo alcançado nas etapas percorridas, elaborar conteúdos condizentes com a faixa etária em questão e alimentar-se de elementos teóricos e sugestões práticas para reconstruir caminhos que não propiciaram o atingimento do rendimento desejado.

Introdução


A escolha de uma metodologia que fundamente o projeto é indispensável para a linearização do processo de ensino-aprendizagem e para a aquisição do alto desempenho. As práticas pedagógicas podem mudar de um ano para o outro ou apresentar, entre os profissionais envolvidos no projeto, variações e adaptações que respeitem a identidade e as concepções individuais, porém a linha mestra deve ser uma só, na qual todos possam se apoiar para dar continuidade ao trabalho ou se reequilibrar, caso necessário. 
O livro é um orientador metodológico, não um cronograma de atividades a ser seguido à risca. Recomendamos que a leitura seja feita sempre de forma crítica, pois é impossível propor um projeto de longo prazo em que não haja a necessidade de adaptações e reformulações periódicas. Por esta razão, a proposta não pode estar engessada e mecanismos de controle devem servir como orientação para as retomadas de caminho.
[...]
Apesar de este livro mencionar o treinamento competitivo e de alta performance constantemente, entendemos que o trabalho de longo prazo deve ser absorvido também pelas práticas escolares. A Educação Física escolar deve primar, a exemplo do que ocorre com as outras disciplinas, pela busca de um planejamento continuado, com o qual as crianças e adolescentes sejam respeitados e a eles oferecido o mais adequado plano de aprendizagem das habilidades motoras e qualidades físicas, independentemente da modalidade esportiva escolhida como tema pelo professor em determinado período. O aluno deve ter na escola um ambiente propício ao desenvolvimento com qualidade de todas suas capacidades e habilidades, seja na sala de aula ou na quadra esportiva.
É bom ressaltar que a metodologia aqui sugerida não pretende reduzir a um único caminho verdadeiro todos os demais possíveis. A intenção é fornecer um apoio teórico e prático no qual os técnicos possam se basear para adaptar e incluir suas formas próprias de conduzir os processos de aprendizagem, aperfeiçoamento e treinamento. 
[...]
Temos certeza de estar oferecendo ao leitor uma proposta viável de formação integral de excelência a atletas de voleibol num planejamento de longo prazo. Esperamos, com o livro, contribuir para a estruturação tanto do voleibol quanto de outras modalidades esportivas num país de tamanho potencial esportivo e tão carente de políticas de fôlego com esta finalidade.

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